A palavra capoeira tem origem
etmológica no dialeto tupi guarani (cáa-puêra; cáa – mato, puêra – que já foi)
e possui vários significados dentre os quais:
1. Mata que se
corta ou derruba para lenha ou outros fins;
2. Mato fino que cresceu onde foi derrubada a mata virgem;.
3. Espécie de cesto fechado ou gaiola de taquara onde se criam ou se alojam provisoriamente capões e outras aves doméstica;.
4. Fort. Escavação, à maneira de uma casamata, guarnecida de parapeito;
5. Jogo
atlético, ou luta, criado no Brasil, entre os negros, em que os participantes,
armados ou não de faca, pau, navalha, disputam com extrema agilidade,
servindo-se especialmente das pernas. (A capoeira surgiu no período da
escravidão, foi praticada como luta de rua durante o século XIX e atualmente é
um esporte mundialmente reconhecido, com praticantes em todos os continente;
6. Indivíduo que pratica, ou joga, a capoeira; capoeirista.
Os
escravos africanos foram os introdutores da capoeira no Brasil. Quando fugiam,
e eram acuados pelos seus perseguidores, utilizavam os golpes de capoeira como
arma de defesa.
Os criadores
da Capoeira Regional e da Capoeira de Angola
Mestre Bimba: Manoel dos Reis Machado, também conhecido como
Mestre Bimba (Salvador, 23 de Novembro de 1900 - Goiânia, 05 de Fevereiro de
1974), foi criador da Luta Regional Baiana, mais tarde chamada de capoeira
regional;
Mestre
Pastinha: Vicente Joaquim Ferreira Pastinha (Salvador, 5 de abril de 1889 — Salvador, 13 de novembro
de 1981, foi um dos principais mestres de Capoeira da história. Criador da
capoeira de Angola.
Capoeira
Regional
A capoeira regional caracteriza-se pelo
jogo alto, ou seja, é jogado mais na posição em pé do que agachado, muito ágil
e agressiva. Entretanto, para deixar qualquer imagem que lembrasse a origem marginalizada
da capoeira, alguns movimentos foram mudados. Inclusive foi mudada a postura
maliciosa do capoeirista. Foi estabelecido um uniforme branco e uma postura
ética.
Capoeira
de Angola
A
Capoeira Angola ou de Angola foi criada pelo Mestre
Pastinha, e é caracterizada por ser a Capoeira mais antiga. Ela é jogada mais
lentamente e diferentemente da capoeira regional que é mais realizada na
posição de pé, na capoeira de angola os movimentos são mais realizados com o
apoio das mãos no chão.
Somos “fruto” das nossas interações com o meio!
A
mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos
engenhos. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia
portuguesa. A vinda dos negros para o Brasil contribuiu muito na construção da
identidade do nosso povo brasileiro!
Construção
da identidade
Desde
pequenos temos nossos familiares como referência de comportamento, na escola
também temos acesso à outras aprendizagens e convivemos com vários colegas e
amigos. Ao longo da vida conhecemos vários ambientes e pessoas. Tudo isso
contribui para a construção da nossa identidade.
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